Sobre D. de Caxias

História do Município de Duque de Caxias

    Duque de Caxias é um Município brasileiro integrante da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, situado na Baixada Fluminense. Possui uma população estimada em 842.686 habitantes (IBGE/2007).

      A cidade deve seu nome ao patrono do Exército Brasileiro Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido na região em 1803, foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Brasil, responsável por importantes ações militares pacificadoras em movimentos revoltosos internos.

       Em 25 de agosto de 1923, a data de seu aniversário natalício passou a ser considerada como o Dia do Soldado do exército brasileiro. O Exército assim justificou tal homenagem: "instituição que o forjou e de cujo seio emergiu como um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Ele prestou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como político e administrador público de contingência e, inegualados, como soldado de vocação e de tradição familiar, a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do Brasil Império."

      Em mais uma homenagem a Caxias, desde 1931 os cadetes do exército da Academia Militar das Agulhas Negras, portam como arma privativa, o Espadim de Caxias, cópia fiel, em escala, do glorioso e invicto sabre de campanha de Caxias que desde 1925 é guardado como relíquia pelo Instituo Histórico e Geográfico Brasileiro, a que o duque de Caxias integrou como sócio honorário a partir de 11 de maio de 1847.

       O decreto do Governo Federal de 13 de março de 1962 imortalizou nome do invicto duque de Caxias como o patrono do exército brasileiro.

      Atualmente, os restos mortais do duque de Caxias e de sua esposa repousam no panteão a Caxias.

Características geográficas do Município de Duque de Caxias

      O Município limita-se ao norte com Petrópolis; ao leste com a Baía da Guanabara e Magé; ao sul com a cidade do Rio de Janeiro, e a oste com São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Caxias possui clima quente, porém, os 3º e 4º distritos (Imbariê e Xerém) têm temperatura amena em virtude da área verde e da proximidade da Serra dos Órgãos.

      O Rio Meriti separa o município de Duque de Caxias da cidade do Rio de Janeiro e o Rio Iguaçu delimita Duque de Caxias de Nova Iguaçu. Já o Rio Sarapuí faz a divisão entre o 1º e o 2º distrito e o Rio Saracuruna separa o 2º do 3º distrito.

 

       Informações obtidas através do site: www.pt.wikipedia.org/wiki/DuquedeCaxias